quinta-feira, 24 de março de 2016

MULHERES EMPREENDEDORAS

Madames, 
As mulheres vem se mostrando empresárias muito sérias e corajosas. Vejam esta reportagem:



O Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, de acordo com estudo recente realizado pela Serasa Experian, o que representa 8% da população feminina do País: 43% dos donos de negócios são do sexo feminino, enquanto 57%, do masculino. “Com o aumento gradativo de empreendimentos organizados por mulheres, torna-se cada vez mais importante conhecer a sua importância no cenário econômico”, ressalta o coordenador de Projetos da FNQ, Luiz Malta e completa: “O empreendedorismo feminino está em evidência, por conta do processo de feminização do mercado de trabalho”.


De acordo com a pesquisa, a maioria das empreendedoras são donas de pequenos negócios, representando 37,1%, seguidas de micro, com 35,8%. Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI Micro Empreendedor Individual (MEI), enquanto 1,7% são  sócias de médias empresas e apenas 0,2% de grandes. “Muitas delas têm invadido áreas tradicionalmente dominadas pelos homens à custa do próprio talento e do autodidatismo”, explica Malta. “E isso provocará uma significativa mudança no modo de se fazer negócios no futuro, uma vez que as mulheres pensam sempre no equilíbrio entre compra e venda”, acredita. 
“Acredito, ainda, que a mulher empreendedora vem inserindo características aos negócios que antes não eram tão valorizadas, tais como criatividade, sensibilidade, flexibilidade e colaboração”, comenta o coordenador. 
O Sudeste continua tendo a maior concentração de sócias brasileiras, com 52,06% do total, seguidos de Sul, com 19%, Nordeste, com 16,53% e 7,97% e 4,44% no Centro Oeste e Norte, respectivamente.
Para Luiz Malta, as mulheres vêm se mostrando empresárias e empreendedoras competentes, inovadoras e estão contribuindo para uma melhor performance dos pequenos negócios na economia brasileira. “E o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, com parceria técnica da FNQ, busca identificar mulheres de sucesso à frente de seus negócios para incentivar outras a seguirem o mesmo caminho”, conclui. 


Fonte: http://www.fnq.org.br/informe-se/noticias/cresce-a-quantidade-de-mulheres-empreendedoras-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário