"Etiqueta (do francês étiquette) é o conjunto de regras cerimoniais que indicam a ordem de precedência e de usos a serem observados pela corte em eventos, públicos ou não, onde estiverem presentes chefes de estado e/ou alta autoridades tais, como solenidades e datas oficiais; por extensão, são ainda as normas a serem observadas entre particulares, no trato entre si." Fonte: Wikipédia.
A importância da etiqueta se faz em todos os momentos da vida, mas no mercado de trabalho formal destaca-se, pois não basta ter conhecimento técnico, sem ter facilidade de relacionamento e saber seguir normas de boas condutas.
Vamos a algumas regras de etiqueta básica:
Quem chega é quem tem a obrigação de cumprimentar as pessoas presentes;
Quem nunca teve um colega cuja voz ecoava em todo o ambiente? Hoje em dia, são raras as salas individuais e por isso o equilíbrio no tom de voz é importante para não incomodar as pessoas. O som se propaga com mais facilidade em ambientes aberto. Mas, lembre-se de que a regra é o equilíbrio. Falar baixo demais também não é uma boa pedida.
Ao cumprimentar jamais mantenha as mãos nos bolsos;
A opção de apertar-se a mão, ou ofertar um beijo, será feito de acordo à circunstância e o grau de intimidade que se mantém com a pessoa que está sendo cumprimentada;
O aperto de mão deve ser feito com firmeza, olhando a pessoa nos olhos. É um gesto caloroso e franco. Deve-se evitar um aperto com a mão flácida ou apertar com força demasiada a mão de outra pessoa;
O sorriso deve sempre acompanhar um cumprimento.
O horário do almoço é o momento propício para dar telefonemas pessoais, marcar consultas médicas e conversar com os colegas sobre amenidades. Assuntos relacionados ao trabalho não devem ser tratados durante o almoço.
Ainda em relação ao horário de almoço e descanso: Não ligue para ninguém, seja seu dentista, advogado ou arquiteto, no horário de almoço ou de descanso, ou seja, fora do horário comercial. Ligações nestes horários apenas para amigos e parentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário