domingo, 22 de maio de 2016

APERFEIÇOAMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

   Na sociedade atual estamos com uma corrida quase que ensandecida pela beleza, pela perfeição estética, o que leva a um engrandecimento raso, superficial.
  No mercado de trabalho  valoriza-se mais o aprimoramento intelectual, a inteligência emocional, o conhecimento técnico e a capacidade de lidar com as pessoas. Para tanto é preciso estudar, complementar seu conhecimento com cursos e principalmente aprimorar o comportamento pessoal com um conjunto de atitudes que valorizam seu "eu" interior  e assim firmar a autoestima, o autocontrole, levando a vida de forma positiva.
   Para aprender e crescer faça cursos, participe de palestras, visite feiras, leia e não deixe de se aperfeiçoar em nenhum momento.

   Mas para se ter sucesso profissional, o que é preciso?
   Veja algumas dicas:
  • Cuide da sua imagem. Apresente-se bem, pois a boa impressão causada em uma conversa de trabalho pode ser toda a diferença entre o fechamento de negócio ou não;
  • Saiba que para cada ocasião é preciso um traje adequado. O dia a dia pede uma roupa confortável e discreta. E que esteja de acordo com seu ramo de trabalho, pois fica no mínimo estranho uma pessoa que trabalha em loja de roupas esportivas usar terno e gravata;
  • Saiba a hora correta de se apresentar e expôr suas ideias ou produtos. Não deixe o cliente com dúvidas, mas também não sobrecarregue com informações técnicas que por vezes não é o que procura. Às vezes é melhor deixá-lo perguntar;
  • Seja discreto em reuniões de trabalho, pergunte ou argumente quando for "sua hora" e tenha certeza do que está falando;
  • Em uma reunião de negócios ou até mesmo em uma reunião de condomínio que vá colocar sua opinião, não desrespeite os demais. Ninguém gosta de ser humilhado ou desrespeitado. Isso não cai bem para sua imagem pessoal;
  • Quando ocupar um cargo de chefia, lembre-se que o cuidado com o tratamento dos demais é importantíssimo. Mostra realmente a pessoa que você é. Um chefe é cordial, elegante e educado com os demais;
  • Procure melhorar seu vocabulário enriquecendo-o com expressões socialmente cativantes. Saiba o significado de palavras do seu meio. Seja uma pessoa no mínimo culta;
  • Aprenda a ouvir e pense ao responder. Caso não saiba a resposta, procure-a para uma próxima oportunidade. Mas seja sincero;
  • Aceite as pessoas como elas são, extraia delas o que tem de melhor. Nem mesmo você é perfeito;
  • Cative as virtudes das pessoas que rodeiam você, que trabalham com você. Elogie, diga palavras de engrandecimento;
  • É importante que um profissional esteja preparado para atender aos desejos de seu cliente e isto só é possível quando damos a devida atenção ao que fazemos. Tendo conhecimento técnico e tato para extrair do cliente o que realmente precisa;
  • Seja pontual com seus compromissos e caso vá se atrasar avise. Não deixe ninguém esperando;
  • Seja leal com você mesmo, com seus colegas de trabalho e principalmente com a empresa que trabalha. Não pense que seu comportamento não será analisado pelo mercado de trabalho. Ser leal é uma obrigação;
  • Seja comprometido com seu trabalho e também com seu cliente, sempre.

Muito sucesso na sua vida profissional.

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