- O USO DO CELULAR
- * Nos países com tecnologia avançada, o telefone ocupado tornou-se um claro sintoma de falta de educação, não importa se você esta em casa ou no escritório.
- * Telefonemas interestaduais e interurbanos, ainda que sejam a cobrar, devem, por princípio, ser rápido, abordando diretamente o motivo da ligação.
- * Interessante é a codificação de chamadas e recados, por exemplo, dar notícias à família: deixe tocar três vezes e desligue é porque sou eu e está tudo bem. E assim por diante. Também deve ser usada quando se estiver como hóspede na casa dos outros.
- * Outro cuidado é respeitar os horários alheios, principalmente os do almoço e do jantar, estes horários normalmente são dedicados ao convívio familiar.
- * Não atenda ao telefone quando estiver à mesa, sob nenhuma hipótese. A não ser em caso de doença grave ou acidente, nada justifica a indelicadeza com quem está participando de sua refeição.
- * Não se costuma ligar para ninguém antes da nove horas da manhã e depois das dez. .
- * Quanto ao uso das secretárias eletrônicas deixe sempre claro nas mensagens o número e nome para que não haja mal-entendidos. Do ponto de vista de quem liga, uma mensagem clara e detalhada auxilia muito e pode até determinar como a pessoa deverá agir em seguida (ligar para o escritório, ir ao seu encontro, desistir de deixar recado, pois a pessoa está viajando, etc.).
- * Procure não deixar mensagens excêntricas.
- * Grave a mensagem em uma única língua.
- * Mensagens bilíngües só quando forem indispensáveis, como para quem tenha parentes no exterior ou trabalhe com empresas em outro país.
- * Se você costuma receber ligações relacionadas ao trabalho, a melhor opção é uma mensagem séria e objetiva.
- * Deixar recados gravados merece atenção e alguns cuidados.
- * Assim sempre que possível, lembre-se de alguns detalhes:
O telefone celular já criou muita polêmica no terreno do comportamento. Ele veio mesmo para ficar e o melhor que se pode fazer é nos acostumarmos com a sua presença. Da mesma forma que o telefone comum, o uso do celular requer alguns cuidados quando à frente das pessoas e não deve ser utilizado de maneira indiscriminada.Deve-se ficar atento aos momentos imprescindíveis em que se deva deixa-lo ligado. No geral, evite incomodar. Isso se aplica em qualquer lugar que exija silêncio ou concentração, como em cinemas, salas de aula, bibliotecas, igrejas, templos, etc. Incomoda também em ambientes sociais como restaurantes, bares, festas e, finalmente, em situações íntimas. Interromper uma conversa com amigos em um café para fazer uma ligação. (Receber já não é tão grave. Peça licença atenda, explique que você está ocupado e desligue imediatamente). Na dúvida, a solução é desligar o celular quando possível e reduzir o seu uso. Use somente para telefonemas breves e urgentes e dê o seu número apenas para as pe
ssoas de seu círculo mais próximo. Quando a campainha soar e você estiverem em um lugar público ou com muita gente ao redor, procure um canto mais tranqüilo para atender e conversar com calma.
Pode
Em Cafés, no carro parado, em salas de espera e filas de banco e aeroporto. Em casa de amigos, pedindo licença. Em casa ou no escritório
Não pode
Em restaurantes (à mesa). No cabeleireiro (em voz alta). No teatro, cinema, concertos. Em festas, recepções, reuniões íntimas ou de trabalho. Na piscina ou praia.
Telefones
Para uma mensagem gravada ser eficaz siga algumas regras:
O dono da secretária não tem obrigação de conhecer a sua voz. Nem todos os aparelhos informam o dia e a hora da ligação. Seja preciso e diga quando ligou. Não cometa indiscrições em seu recado.Evite deixar recados longuíssimos. Vá direto ao assunto e deixe os detalhes para narrar pessoalmente.
Fonte:http://comunicacoes.dobr.com.br/etiqueta-nas-comunicacoes.html